PT |  EN
FEP

Avaliação

A avaliação dos estudantes encontra-se regulamentada no documento Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto e no Regulamento de Avaliação de Discentes do primeiro e segundo ciclo da FEP.

Estudantes de licenciatura: mais informação aqui.

Estudantes de mestrado e doutoramento: mais informação aqui.



Tipos de Avaliação

Em cada unidade curricular do primeiro e do segundo ciclo, cada regente é responsável pela definição do método de avaliação e pode optar por uma de 3 modalidades:

  • Distribuída com exame final – o estudante faz trabalhos, testes, projetos, participa nas aulas e no final da unidade curricular faz um exame final;
  • Distribuída sem exame final – idêntica à anterior mas não existe um exame final;
  • Excecionalmente, apenas com exame final (esta modalidade de avaliação está sujeita a aprovação pelo Conselho Pedagógico).

Exames

Os calendários de avaliação das diferentes épocas de exames, para as licenciaturas e para os mestrados, estão definidos e podem ser consultados aqui.

Há duas épocas de exame: a época normal e a época de recurso. Quando o estudante falta, reprova ou desiste na época normal, fica automaticamente inscrito para a época de recurso.

O calendário de avaliação para todas as épocas de exame e para os dois semestres é disponibilizado antes do início do ano letivo na opção ‘Calendários de Avaliação’ do menu lateral direito da Página Inicial do SIGARRA.

Os estudantes podem requerer exames para melhoria de classificação, uma só vez, para cada unidade curricular, numa das duas épocas imediatamente a seguir à obtenção do aproveitamento. A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.

Os exames para melhoria de classificação têm de ser requeridos. O requerimento tem de ser entregue até 48 horas úteis antes da data da realização do exame, nos Serviços Académicos respetivos, e está sujeito ao pagamento dos emolumentos fixados.

Os requerimentos para solicitar exame para melhoria de classificação podem ser obtidos aqui no caso das licenciaturas e aqui no caso de mestrados.

Consulta de Provas

Os estudantes têm o direito de consultar as suas provas escritas até dois dias úteis antes da realização da prova seguinte da unidade curricular que ocorra no mesmo ano letivo. O horário e local de consulta das provas são anunciados juntamente com os respetivos resultados.

Revisão de Provas

Os estudantes podem reclamar da classificação das provas escritas para os júris de avaliação das respetivas unidades curriculares. A reclamação apenas pode recair sobre:

  • Omissão na atribuição de classificação a uma questão;
  • Erro de cálculo na soma das classificações atribuídas às diferentes questões;
  • Erros de transcrição para a pauta da classificação resultante da soma das classificações atribuídas às diferentes questões;
  • Outros vícios de forma;
  • Erros de apreciação.

Para desencadear o processo, o estudante deve dirigir-se aos Serviços Académicos nos dois dias úteis subsequentes ao último dia de consulta das provas e solicitar, em impresso de modelo apropriado, fotocópia da prova, sendo esta facultada no prazo de três dias úteis, podendo estar sujeita ao pagamento de emolumentos. O estudante dispõe de um prazo de três dias úteis, a contar da data em que for notificado de que as fotocópias da prova estão à sua disposição, para apresentar a fundamentação do seu pedido.

Para mais informações, consulte o Regulamento de Avaliação de Discentes do primeiro e segundo ciclo da FEP aqui.



 

Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 http://www.fep.up.pt
geral@fep.up.pt
 
design: SEARA.COM programação: SIFEP