PT |  EN
FEP

Matrículas e inscrições

O primeiro ato administrativo que o estudante realiza na FEP é a matrícula que consiste na cativação da vaga que lhe foi atribuída. De seguida, o estudante efetua a sua primeira inscrição que consiste na escolha das unidades curriculares (UC) que vai frequentar. Antes de efetuar a sua matrícula/inscrição, o estudante deve consultar o Regulamento de Propinas da Universidade do Porto e as consequências associadas aos procedimentos de anulação de matrículas e inscrições (aqui).

É aconselhável que o estudante peça a emissão do seu cartão de estudante na altura da matrícula. O cartão é imprescindível para aceder a vários recursos que a FEP coloca à sua disposição. O pedido de emissão do cartão é feito no SIGARRA - Sistema de Informação da U.Porto em “Opções Pessoais” (opção “Pedir Cartão U.Porto”) e entregando o número do respetivo formulário num dos quiosques universitários ou num balcão do Banco Santander-Totta.

Poderá encontrar mais informações sobre o pedido de cartão de estudante aqui e sobre os benefícios que lhe estão associados aqui.

 

Licenciatura

Para formalizar a sua matrícula/inscrição (1.ª vez na FEP), os novos estudantes das licenciaturas têm de apresentar uma fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão.

Os estudantes que não desejem facultar fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, deverão dirigir-se presencialmente aos Serviços Académicos, munidos do original do documento, no horário de expediente dos serviços e durante o prazo de inscrição, de modo a que a sua identidade seja verificada pelos Serviços Académicos. Os estudantes deverão acautelar que a exibição presencial do documento de identificação seja realizada de modo a poderem cumprir todos os procedimentos de matrícula/inscrição, dentro do prazo.

Aos estudantes estrangeiros será solicitada fotocópia do Passaporte ou outro documento de identificação e Autorização de Residência.

Após a apresentação destes documentos serão fornecidas as credenciais de acesso ao SIGARRA (Sistema de Informação da U.Porto), e o estudante estará em condições de concluir a sua matrícula/inscrição no portal da FEP.

A matrícula e as inscrições são feitas online.

 

Mestrado

Os estudantes admitidos nos mestrados da FEP recebem os seus dados de acesso ao sistema SIGARRA diretamente no e-mail que indicarem no momento da candidatura.

Por sua vez, os candidatos admitidos condicionalmente devem dirigir-se aos Serviços Académicos (Pós-Graduação – segundo ciclo), para apresentar os documentos comprovativos da conclusão da licenciatura e para recolher os seus dados de acesso, exceto se o seu grau tiver sido obtido na Universidade do Porto, caso em que tal não se revela necessário.

A matrícula e inscrição são feitas online.

 

Doutoramento

Os estudantes admitidos nos doutoramentos recebem os seus dados de acesso ao sistema SIGARRA no e-mail que indicarem no momento da candidatura.

A matrícula e inscrição são feitas online, devendo o estudante dirigir-se posteriormente aos Serviços Académicos (Pós-Graduação – terceiro ciclo) com os originais dos certificados.

 

Mobilidade e "Free-Movers"

No caso dos estudantes que frequentem a FEP ao abrigo de um programa de mobilidade internacional ou como "Free-Movers", a sua inscrição faz-se segundo os procedimentos adotados em toda a U.Porto que estão descritos aqui.  Após a conclusão destes procedimentos, a inscrição deverá ser validada pela FEP. O contacto na FEP para o efeito é erasmus_in@fep.up.pt.

A informação para estudantes de mobilidade pode ser encontrada aqui

 

Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 http://www.fep.up.pt
geral@fep.up.pt
 
design: SEARA.COM programação: SIFEP